Pages

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

35 anos do Sindicato Rural de Pirambu

Uma homenagem ao fundador José Alexandre Santos
Por Claudomir Tavares claudomir@infonet.com.br

STTR comemorou 35 anos de lutas

A história do movimento sindical em Pirambu ela tem um nome impresso em sua trajetória. O ex-vereador José Alexandre Santos. Foi ele, juntamente com dezenas de trabalhadores rurais que se mobilizaram em um ato de coragem e dignos de registro históricos edificaram em 10 de novembro de 1973 a pedra fundamental para a organização do homem do campo.

Nascia assim o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pirambu, 10 anos depois de termos conquistado a nossa emancipação política.

José Alexandre foi fundador e seu primeiro Presidente. Além de organizar os trabalhadores rurais, de representá-los junto a Federação dos Trabalhadores Rurais de Sergipe - FETASE e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais - CONTAG, foi o responsável, como vereador pela colocação de mais uma linha de ônibus Aracaju-Pirambu-Aracaju, a que saía as 10 hs de Aracaju e retornava 13 hs de Pirambu.

Zé Alexandre, como é conhecido, credenciou-se como uma liderança política de Pirambu, disputando a Prefeitura em 1982, ficando em terceiro lugar, perdendo para Marcos Cruz, eleito e para Lúcio Almeida, candidato apoiado pelo então prefeito Daniel Luiz, mas vencendo um dos favoritos, Nelson Vieira e também a João da Silva (Andrade), como ele, também vereador de Pirambu. Consegue eleger dois dos cinco vereadores: Evaldo de Carvalho (Gago), que viria a obter ascensão política anos mais tarde, sendo eleito vice-Prefeito e disputado a Prefeitura na mais disputada eleição municipal até aquela época e Durval Oliveira.

Zé Alexandre consegue devolver a derrota a Marcos Cruz, ao vencer seu candidato a Presidência do Sindicato rural, Júlio Lopes, em 1995, na mais importante eleição desse sindicato que é um orgulho para o povo de Pirambu.

Atualmente o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pirambu é presidido pela jovem Alexandra Machado da Paixão, que honrando as mais gloriosas páginas das lutas camponesas em Sergipe, tem colocado o STTR-Pirambu no local de destaque, na agenda das lutas sindicais rurais encabeçada em nosso estado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sergipe – FETASE.

0 comentários: